Notícias » Reino Unido

Casal que traficava e escravizava pessoas é preso no Reino Unido

Com promessas de uma vida melhor na Inglaterra, a dupla trouxe dois lituanos ao país, confiscando seus documentos e os negando comida

Isabela Barreiros Publicado em 03/03/2020, às 16h14

O casal Robertas Repsas e Rita Jablonskaite
O casal Robertas Repsas e Rita Jablonskaite - Crown Prosecution Service

Um casal do Reino Unido foi condenado por traficar e escravizar duas pessoas vindas da Lituânia. Eles prometeram às vítimas uma nova vida na cidade de Warrington, na Inglaterra, mas os submeteram a situações que estavam fora dos direitos humanos.

Rita Jablonskaite e Robertas Repsas foram responsáveis por manter um homem e uma mulher em circunstâncias análogas à escravidão. A dupla admitiu ter confiscado os documentos dos lituanos, além de seus salários.

Por mais que estivessem morando na casa dos britânicos, os dois não eram alimentados e eram obrigados, um a dormir em um minúsculo armário em baixo da escada, e a outra em um sofá. A segunda alegou até mesmo ter chorado devido à fome que sentia.

Jablonskaite foi condenada a 28 meses de prisão e Repsas a 15 meses. De acordo com a juíza responsável pelo caso, Louise Brandon, os lituanos foram "roubados de sua humanidade". Julie Jackson, da polícia de Cheshire, afirmou que os criminosos eram "detestáveis, manipuladores e controladores que exploraram pessoas incrivelmente vulneráveis, trazendo-os de seu país de origem com promessas que não cumpriram".