Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Religião

Catedral de Notre-Dame abrigou fatos importantes da história

A famosa catedral de 856 anos pegou fogo nesta segunda feira, 15

Redação Publicado em 15/04/2019, às 14h00 - Atualizado às 16h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fragmento da cruz de Jesus Cristo, localizado na Catedral de Notre-Dame - Divulgação
Fragmento da cruz de Jesus Cristo, localizado na Catedral de Notre-Dame - Divulgação

A Catedral de Notre-Dame, localizada na Île de la Cité e marco zero de Paris, a construção gótica de 856 anos, com seus vitrais coloridos vazando luz, já sofreu saques, vandalismo e intervenções ao longo de sua história.

Sua pedra fundamental foi colocada em 1163 por ordem do então bispo de Paris, Maurice de Sully. A construção terminou somente em 1345 – quase 200 anos depois do início.

Com uma nave de127 metros de comprimento, 48 metros de largura e 35 metros de altura, tem capacidade para receber 9 mil fieis -- sendo visitada anualmente por cerca de 14 milhões de pessoas. É a mais imponente das catedrais medievais do mundo e guarda tesouros, relíquias, curiosidades e muita história.

Relíquias da catedral

Na Catedral de Notre-Dame estão guardadas relíquias importantes: o fragmento da verdadeira cruz de Cristo, a coroa de espinhos e o prego sagrado, além de esculturas, como a Pietà dans le Choeur (feita antes da obra consagrada de Michelangelo), a imagem de Joana D’Arc e a Galeria dos Reis, composta por 28 estátuas de 3,50 metros de altura cada, representando figuras do Antigo Testamento e monarcas franceses.

Acontecimentos históricos

Ela também foi palco de eventos que marcaram a História: a coroação do monarca inglês Henrique VI (filho do rei Henrique V, como rei da França em 1431), o casamento de Maria I da Escócia (decapitada pelos ingleses por traição), a coroação de Napoleão Bonaparte como imperador do país, em 1804, e a beatificação de Joana D’Arc, em 1909.

Literatura

Em 1831, o escritor Vitor Hugo lançou o romance Notre-Dame de Paris, que ganhou o nome O Corcunda de Notre-Dame na tradução para o inglês em 1833. Situando os acontecimentos dentro e nos arredores da catedral durante a Idade Média, a história fala sobre o quasímodo que se apaixona por uma cigana de nome Esmeralda.


Incêndio e destruição

A catedral foi atingida por um incêndio de grandes proporções nesta segunda-feira, 15. Ainda não se sabe a causa do incêndio.

As chamas tomaram conta do sótão da catedral e foram vistas no topo da construção, onde ficam as duas torres principais.

Na última sexta-feira, 12, dezesseis estátuas que decoram os telhados do monumento foram retiradas para restauração. As autoridades ainda vão verificar se esse procedimento teve ligação com a tragédia.

Catedral de Notre-Dame em chamas / Reprodução @khentekas

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, disse no Twitter: "Estamos mobilizados localmente em estreita ligação com a Diocese de Paris.Convido todos a respeitar o perímetro de segurança."