Notícias Religião

Cavernas recém-descobertas podem abrigar novos Manuscritos do Mar Morto

Objetos encontrados na mesma região das descobertas de décadas atrás indicam que pergaminhos foram armazenados lá

segunda 3 dezembro, 2018
Um dos Manuscritos do Mar Morto, exibido no Museu de Israel
Um dos Manuscritos do Mar Morto, exibido no Museu de Israel Foto:Getty Images

Arqueólogos que estão explorando duas cavernas recém-descobertas, localizadas perto de Qumran, na Cisjordânia, acreditam que elas podem abrigar novos Manuscritos do Mar Morto. O local é próximo de onde os documentos originais foram encontrados.

Embora nenhum manuscrito tenha sido encontrado nas cavernas por enquanto, o trabalho está apenas começando. E os especialistas já encontraram uma série de objetos – como vasos, revestimentos e fragmentos de pergaminhos –, que indicam que os textos foram armazenados lá. Os objetos são semelhantes àqueles encontrados em outras cavernas em Qumran.

Notícias Relacionadas

Arqueólogos trabalham na escavação de uma das cavernas em Qumran Casey L. Olson e Oren Gutfeld

“Esta caverna foi roubada por beduínos há 40 anos”, afirma o arqueólogo Randall Price, líder da escavação. “Felizmente para nós, eles não cavaram muito fundo. Nossa esperança é que, se continuarmos cavando, atingimos o filão principal”.

Os Manuscritos do Mar Morto são uma coleção de pergaminhos hebraicos e aramaicos encontrados em cavernas em Qumran nas décadas de 1940 e 1950. No total, cerca de 900 manuscritos e 50 mil fragmentos foram descobertos em 11 cavernas.

Um dos Manuscritos do Mar Morto, exibido no Santuário do Livro, no Museu de Israel Hadas Parush

Datados de 2.000 anos atrás, os Manuscritos do Mar Morto reúnem trechos de livros sagrados para os judeus, além de uma série de obras apócrifas. Estão guardados no Santuário do Livro do Museu de Israel, em Jerusalém.

Letícia Yazbek


Leia Mais:

Receba em Casa

Vídeos

Mais Lidas

  1. 1 Crianças que nasceram como resultado do horrível programa Há 82 anos, nazistas começavam seu repugnante programa de ...
  2. 2 Os quatro milênios da Babilônia
  3. 3 Uma tempestade chamada Pagu
  4. 4 Inquisição: A fé e fogo
  5. 5 Marginália: As alucinadas ilustrações dos livros medievais