Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Cemitério com 30 túmulos do século 17 é encontrado na Romênia

A maioria das ossadas eram de crianças, que morreram em um período em que enterros eram frequentes — possivelmente devido à uma doentia praga

Vanessa Centamori Publicado em 29/07/2020, às 10h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Esqueleto encontrado no cemitério na Romênia - Divulgação/Complexo Nacional de Museus da ASTRA
Esqueleto encontrado no cemitério na Romênia - Divulgação/Complexo Nacional de Museus da ASTRA

Escavações feitas em uma área de 8 mil metros quadrados, em Sibiu, na Romênia, revelaram 30 túmulos do final do período medieval, dentro de um antigo cemitério localizado em um terreno privado na Rua Rusciorului. 

As informações são da mídia local romena, Turnul Sfatului. Em comunicado, os pesquisadores descreveram o sítio arqueológico como um local de "aparência única na paisagem arqueológica da região". 

Cemitério na Romênia / Crédito: Divulgação/ Complexo Nacional de Museus da ASTRA

A pesquisa foi liderada pelo Complexo Nacional de Museus da ASTRA, em Sibiu. Foram reveladas ossadas principalmente de crianças. Os dados mostraram que havia muitos enterros ocorrendo em muito pouco tempo.

"É possível que tenha ocorrido um imprevisto, possivelmente uma praga, que levou à morte em muito pouco tempo dos respectivos falecidos", suporam, no comunicado, os especialistas. 

Além dos restos mortais, havia também moedas, sendo a mais antiga emitida em 1577 e a mais recente em 1619. Também foram detectados vestígios de edifícios, estruturas industriais, fornos, fossas e peças de cerâmica. Entre as descobertas, estavam ainda alguns objetos isolados do século 14.