Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Europa

Cemitério do século 16 revela esqueletos de crianças com moedas na boca

A descoberta impressionante ocorreu na Polônia e surpreendeu os arqueólogos, que conseguiram comprovar uma lenda local

André Nogueira Publicado em 25/06/2020, às 10h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Esqueleto infantil - Centro Comunitário da Cultura em Jeżów
Esqueleto infantil - Centro Comunitário da Cultura em Jeżów

Na Polônia, um túmulo antigo surpreendeu arqueólogos ao revelar restos de 115 crianças com moedas na boca. O cemitério foi escavado depois que trabalhadores da construção civil descobriram ossos numa obra em Jeżowe, no sudeste do país, e chamaram as autoridades.

Esqueletos / Crédito: Centro Comunitário da Cultura em Jeżów

"Com base em observações arqueológicas até o momento, podemos concluir que cerca de 70 a 80% de todos os enterros são crianças", levantou a Direção Geral de Estradas e Rodovias Nacionais. A análise primeira dos corpos surpreendeu quando os pesquisadores perceberam a presença de moedas na boca de alguns.

Crânio com moeda / Crédito: Centro Comunitário da Cultura em Jeżów

Para a arqueóloga Katarzyna Oleszek, responsável pela escavcação: “certamente é um sinal de suas crenças. As moedas são chamadas obol dos mortos ou obol de Charon. É uma antiga tradição pré-cristã. Mas é cultivado há muito tempo, mesmo no final do século XIX, e era praticado pelo papa Pio IX”.

Moedas / Crédito: Centro Comunitário da Cultura em Jeżów

Essa descoberta comprova lendas locais de que crianças eram enterradas na região conhecida como Montanhas da Igreja. Não havia outros objetos quaisquer nos sepultamentos, como botões, pregos ou tábuas de caixão.

Porém, o “arranjo dos esqueletos, o estado de sua preservação, mostra que a descoberta é um cemitério da igreja católica, que certamente foi resolvido. Nenhum túmulo é danificado por outro. Os habitantes sabiam exatamente onde eles tinham sepulturas e cuidaram deles”, disse Oleszek.


+Saiba mais sobre arqueologia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD

Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL

História do Pensamento Arqueológico, de Bruce G. Trigger (2011) - https://amzn.to/34tKEeb

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W