Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Centenário de Paulo Freire terá homenagem no Congresso Federal

O patrono da educação brasileira será tema de palestras e debates nesta segunda-feira, 20

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 20/09/2021, às 10h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paulo Freire em retrato fotográfico - Divulgação / Escola de Gestão Socioeducativa Paulo Freire
Paulo Freire em retrato fotográfico - Divulgação / Escola de Gestão Socioeducativa Paulo Freire

O 'Patrono da Educação Brasileira',Paulo Freire, que completaria 100 anos no último domingo, 19, será homenageado na manhã desta segunda-feira, 20, na Câmara dos Deputados, em Brasília, como revela a revista Veja.

Alvo de críticas do presidente Jair Bolsonaro, o educador terá um seminário apresentado sobre sua vida e contribuição para o desenvolvimento do país.

O evento de comemoração foi proposto pela deputada federal Marília Arraes (PT-PE), natural de Pernambuco como o educador.

Apesar de sediado no parlamento federal, o evento ocorrerá de forma remota ao longo do dia, contando com apresentações e debates para pautar o método de ensino que o educador defendeu durante a vida.

Ataques

Marília explicou a necessidade de enaltecer o trabalho de Paulo: “Diante de tantos ataques contra o pensamento freiriano e do centenário de Paulo Freire comemorado em setembro, tivemos a ideia de realizar esse seminário na Câmara. Não podemos deixar que toda construção realizada por Freire seja diminuída por um governo que não acredita na transformação social”.

Também participam dos seminários as deputadas Luiza Erundina (PSOL-SP), que chegou a nomear o educador como Secretario Municipal de Educação quando foi prefeita de São Paulo, Lídice da Mata (PSB-BA) e o deputado Danilo Cabral (PSB-PE).