Notícias » Idade Média

Centro de comércio viking, até então, desconhecido é encontrado na Noruega

Um estudante de arqueologia realizou a incrível descoberta para seu trabalho de mestrado

Alana Sousa Publicado em 19/07/2020, às 11h30

Os objetos encontrados pelo estudante
Os objetos encontrados pelo estudante - Divulgação/Julie Holme Damman/ Museu da Universidade Ártica da Noruega/ Tor-Ketil Krokmyrdal

Uma tese de mestrado do estudante de arqueologia da Universidade Ártica da Noruega, Tor-Kjetil Krokmyrdal, revelou um centro de comércio viking na Noruega, até então, desconhecido. O antigo local é datado do ano 800, e está localizado em Sandtorg, no município de Harstad.             

Krokmyrdal conta que sempre ficou curioso em descobrir se o centro realmente existia, já que era mencionado em obras renomadas de sua área, mas ninguém jamais havia encontrado alguma evidência. Até que, ao começar a escavar a região os objetos vieram à tona.

A vila de Sandtorg / Crédito: Divulgação/Tor-Kjetil Krokmyrdal

 

Essa é a primeira descoberta de que a vila de Sandtorg estava sendo usada pelos vikings na Idade Média, algo que não surpreendeu o estudante. “A localização é muito estratégica em termos de troca. A corrente em Sandtorg é realmente forte, e todos os viajantes teriam que esperar até que a corrente mudasse antes que pudessem continuar sua jornada”, contou ele.

“Essa descoberta significa que, a partir de agora, os pesquisadores precisam repensar como as sociedades e o comércio funcionava nessa região na Era Viking e na Idade Média", afirmou a arqueóloga Marte Spangen, que supervisionou Krokmyrdal em seu trabalho.