Notícias » Personagem

Chapéu recém-descoberto com DNA de Napoleão será leiloado

O evento ocorrerá em 27 de outubro

Luíza Feniar Migliosi Publicado em 06/09/2021, às 10h54

Um chapéu de Napoleão que está em leilão
Um chapéu de Napoleão que está em leilão - Divulgação/Youtube

Um chapéu recém-descoberto com evidências de DNA de Napoleão Bonaparte foi exibido na casa de leilões Bonhams em Hong Kong.

Descrito como o "primeiro chapéu com o DNA do imperador", ele está sendo exibido em Hong Kong antes de se mudar para Paris e depois para Londres, onde será leiloado em 27 de outubro, segundo o jornal The Guardian.

O chapéu, um dos frequentemente visto em representações de Napoleão no campo de batalha, havia sido comprado por seu atual proprietário em uma pequena casa de leilões alemã, sem conhecimento da origem do objeto.

“Foi puramente um encontro casual”, disse Simon Cottle, diretor-gerente da Bonhams Europe.

O comprador ficou intrigado quando percebeu que tinha inscrições e outras características sugerindo que poderia ter pertencido a Napoleão, segundo Cottle. Uma investigação inicial sugeriu que correspondia às dimensões e idade dos bicornes de Napoleão.

O chapéu foi então testado extensivamente usando vários métodos, incluindo microscopia eletrônica.

“Cinco fios de cabelo foram descobertos quando o conteúdo do chapéu foi examinado de perto”, disse Cottle. “E dois daqueles fios de cabelo foram então analisados, e eles carregavam a marca de Napoleão.”

A história desse chapéu é diferente de outros bicornes napoleônicos que já foram oferecidos no mercado, de acordo com o diretor-gerente, acrescentando que a maioria deles foi entregue por famílias nobres ligadas ao imperador, ou soldados que os pegaram no campo de batalha.

O preço estimado para o chapéu, entre £100.000-150.000, foi cauteloso, disse Cottle, já que só recentemente foi provado que o item pertencia ao imperador. Outros chapéus napoleônicos chegaram a custar até £1 milhão.