Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Chile

Chile elege Gabriel Boric como presidente

O esquerdista se tornou a pessoa mais jovem da história a ocupar o cargo ao vencer a disputa no domingo, 19

Isabela Barreiros Publicado em 20/12/2021, às 07h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O presidente recém-eleito Gabriel Boric - Getty Images
O presidente recém-eleito Gabriel Boric - Getty Images

Gabriel Boric foi eleito presidente do Chile no segundo turno das eleições presidenciais do país no último domingo, 19, ao obter 55,9% dos votos contra os 44,1% do advogado José Antonio Kast.

Representante da esquerda, foi deputado, ex-líder sindical e lidera uma coalizão que conta com a Frente Ampla, um grupo progressista recente no país, e o Partido Comunista. Com a vitória, tornou-se a pessoa mais jovem da história a ocupar o cargo.

“Vou ser o presidente de todos os chilenos, porque acho importante ter interlocução com todos e os acordos devem ser entre todas as pessoas e não entre quatro paredes”, afirmou Boric enquanto falava com o atual presidente, Sebastián Piñera.

Kast escreveu em suas redes sociais que telefonou para o presidente recém-eleito e rival para reconhecer a derrota, além de enviar seus cumprimentos pela vitória. Ele representa a oposição política a Boric.

As eleições chilenas foram marcadas por uma enorme polarização política, como ressaltou o portal g1. Enquanto o candidato vencedor representa a esquerda, Kast é ultradireitista, ultraconservador e defende o modelo neoliberal usado durante a ditadura militar do Chile.

O país teve, pela primeira vez desde o fim da ditadura de Augusto Pinochet, em 1990, eleições presidenciais em que os candidatos do segundo turno não eram integrantes das duas grandes coalizões tradicionais do país.