Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / China

China afirma ter afastado navio de guerra norte-americano

Oficiais chineses teriam encontrado a embarcação no Mar do Sul; os EUA negam terem saído em razão do alerta

Redação Publicado em 20/01/2022, às 13h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O navio USS Benfold em fotografia de 2005 - Domínio público / Marinha dos Estados Unidos
O navio USS Benfold em fotografia de 2005 - Domínio público / Marinha dos Estados Unidos

As Forças Armadas chinesas afirmaram nesta quinta-feira, 20, que oficiais alertaram e afastaram um navio militar dos Estados Unidos que teria entrado em águas próximas às lhas Paracel, no Mar do Sul da China. A marinha norte-americana, no entanto, negou que a embarcação tenha saído da área por causa do alerta.

De acordo com o Comando do Setor Sul do Exército de Libertação Popular, o USS Benfold teria entrado "ilegalmente" no território, de modo a violar a soberania do país. A mesma fonte afirmou que forças navais e aéreas chinesas perseguiram o navio.

"Exigimos solenemente que os EUA parem imediatamente com tais ações de provocação, senão serão responsáveis pelas consequências sérias de eventos imprevisíveis", acrescentou o Comando. As informações são da agência de notícias Reuters.

Contudo, o porta-voz da 7ª Frota da Marinha norte-americana, Mark Langford, declarou como falsa a nota divulgada pelos chineses.

Segundo ele, o Benfold estava conduzindo uma operação de liberdade de navegação, a qual estaria "de acordo com leis internacionais" e, então, "continuou conduzindo operações normais em águas internacionais".

De acordo com a Reuters, os Estados Unidos realizam missões como essa no Mar do Sul da China com bastante frequência, com o objetivo de desafiar reivindicações territoriais.