Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / China

China é atingida por grande névoa de areia e poluição

O fenômeno, que há muito não ocorria na capital chinesa, surpreendeu os moradores nesta segunda-feira, 15.

Giovanna Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 15/03/2021, às 12h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pessoas em meio à tempestade de areia na China - Getty Images
Pessoas em meio à tempestade de areia na China - Getty Images

Nesta segunda-feira, 15, os chineses que vivem na capital Pequim se depararam com uma imensa névoa amarelada que fez com que muitas pessoas recorressem ao uso de óculos de proteção. Conforme repercutido pelo portal de notícias UOL, o fenômeno altamente prejudicial à saúde é provocado por uma intensa tempestade de areia somada à poluição.

Tempestades desse tipo são comuns no norte do país durante a primavera, estação que tem início no dia 20 deste mês.

Crédito: Getty Images

No entanto, os moradores da capital há muito não presenciavam um evento de tão grande escala. "Esta tempestade alaranjada parece o fim do mundo", escreveu um usuário da rede social Weibo. 

O site aqicn.org considerou a qualidade do ar "perigosa", já que o nível de partículas PM10 está muito acima do recomendado pela OMS, uma vez que chegou a 999 - um número vinte vezes maior do que o ideal. Também as partículas 2,5PM, ainda mais tóxicas, atingiram um nível altíssimo, de 567, sendo extremamente preocupante para o país.

Crédito: Getty Images

Assim, as autoridades locais determinaram suspensas todas as atividades esportivas ao ar livre, além de que recomendou que a população que sofre de problemas respiratórios evite sair às ruas.