Notícias » China

China jamais atacará a Ucrânia, diz diplomata

País aliado da Rússia tem enfrentado acusações de que poderia se envolver na guerra

Redação Publicado em 17/03/2022, às 09h47

Soldado chinês à frente da Porta de Tiananmen, em Pequim
Soldado chinês à frente da Porta de Tiananmen, em Pequim - Getty Images

O principal diplomata chinês na Ucrânia assegurou na última segunda-feira, 14, que seu país jamais atacará o território, segundo um comunicado divulgado pelo governo regional de Lviv.

"A China nunca atacará a Ucrânia. Ajudaremos, especialmente economicamente... Nesta situação, que você tem agora, agiremos com responsabilidade", declarou o embaixador Fan Xianrong ao chefe da administração militar regional em Lviv, Maksym Kozytsky, durante encontro. As informações são do portal UOL.

"A China é um país amigo do povo ucraniano. Como embaixador, posso dizer com responsabilidade que a China sempre será uma força do bem para a Ucrânia, tanto econômica quanto politicamente", afirmou Fan.

Na última terça-feira, 15, o embaixador da China nos EUA, Qin Gang, publicou um artigo no jornal The Washington Post no qual ressaltou que seu país esperava pelo fim do conflito e desmentiu "rumores" de que "a China sabia, consentiu ou tacitamente apoiou" a guerra.

"O conflito entre a Rússia e a Ucrânia não é bom para a China. Se a China soubesse da crise iminente, teríamos tentado o nosso melhor para evitá-la", escreveu o embaixador.