Notícias » Astronomia

China lança sua primeira missão espacial para Marte

A espaçonave saiu do Centro Espacial Wenchang, em Hainan, com destino ao Planeta Vermelho. Confira o vídeo!

Penélope Coelho Publicado em 23/07/2020, às 09h31

Lançamento do foguete chinês
Lançamento do foguete chinês - Divulgação/Youtube/BBC

Nesta quinta-feira, 23, a China lançou sua primeira missão para Marte. Assim como os Emirados Árabes Unidos, entrou na corrida espacial para explorar esse planeta. As informações são do portal de notícias UOL.

De acordo com a publicação, estima-se que a espaçonave — que carrega uma sonda nomeada como Tianwen-1 — deve chegar a Marte em fevereiro de 2021. O lançamento aconteceu por volta das 12 horas no horário local. O foguete partiu do Centro Espacial Wenchang, na ilha chinesa de Hainan.

O governo chinês por sua vez, ainda não divulgou muitos detalhes sobre a missão. Sabe-se que a Tianwen-1 carrega em si três elementos: um módulo de aterrissagem, um orbitador — que irá captar imagens, e um robô que será comandado por controle remoto com o objetivo de analisar o solo do Planeta Vermelho.

Além disso, o robô carrega um radar para penetrar o solo, algo nunca realizado em Marte até então. Os cientistas estão positivos e acreditam que se der certo, a missão trará novas informações sobre o planeta e que poderão ajudar esclarecer alguns mistérios de Marte.

Confira o vídeo publicado pela BBC.