Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / China

China remove bandeira dos EUA em consulado norte-americano em Chengdu

Nas últimas semanas, a tensão entre as potências mundiais aumentou consideravelmente

Penélope Coelho Publicado em 27/07/2020, às 10h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa das bandeiras dos Estados Unidos e China - Pixabay
Imagem ilustrativa das bandeiras dos Estados Unidos e China - Pixabay

Nesta segunda feira, 27, o Ministério das Relações Exteriores da China confirmou em comunicado o fechamento do consulado norte-americano na cidade chinesa de Chengdu. As informações são da agência de notícias AFP.

O consulado dos EUA em Chengdu foi inaugurado em 1985, e o momento em que a bandeira norte-americana foi retirada do prédio foi transmitido em redes de televisão do país da Ásia. A ação do governo da China aconteceu em resposta ao ato anterior dos governantes dos Estados Unidos— que fecharam o consulado chinês em Houston, no dia 24 de julho.

Nos EUA, o secretário de Estado Mike Pompeo, justificou o fechamento do prédio no Texas com acusações de que o local servia como um ‘centro de espionagem e roubo de propriedade intelectual’.

Conflitos

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, as duas nações trocam acusações sobre o assunto, contudo, a tensão aumentou nas últimas semanas em decorrência da imposição da lei de segurança nacional em Hong Kong por parte de Pequim.

Os Estados Unidos têm um grande interesse comercial pela região, o país afirma que a lei corrompe a autonomia local, enquanto Pequim acusa os norte-americanos de intromissão em assuntos internos do país.