Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ásia

China totaliza 1,441 bilhão de habitantes, de acordo com novo censo

Apesar do recorde populacional, a estimativa prevê quando a Índia ultrapassará o líder

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 11/05/2021, às 12h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa da população chinesa nas ruas - Divulgação/Unsplash/Josh Appel
Imagem ilustrativa da população chinesa nas ruas - Divulgação/Unsplash/Josh Appel

O governo chinês anunciou na manhã desta terça-feira, 11, as estatísticas obtidas pelo censo nacional, realizadas em 2020 e refeitas periodicamente a cada início de década. Além de manter o título de país mais populoso no mundo, bateu um recorde ao totalizar 1,411 bilhão de habitantes.

De acordo com o portal G1, uma comparação com a estimativa anterior, realizada em 2010, apontou um crescimento de 5,38% da população chinesa, número equivalente a 72 milhões de novos habitantes, apesar de ser o menor crescimento em décadas, como registra o Departamento Nacional de Estatísticas.

Devido ao crescimento desacelerando ao longo das décadas — e somado a políticas passadas de controle de natalidade —, a China prevê que a curva de crescimento populacional chegará a seu ponto mais alto em 2027, estimando que em tal ano será superado pela Índia em número de habitantes.

A Índia já totaliza 1,38 bilhão de habitantes em sua estimativa mais recente, mas divulgou em 2020 um estudo revelando que o crescimento populacional tem uma média de 1% ao ano, compreendendo em um cálculo rápido que é correspondente a 10% por década e, consequentemente, maior que o da China.