Notícias » Europa

Ciclista que causou revolta por dar joelhada em criança de 5 anos recebe multa de 1 euro

O caso aconteceu na Bélgica após a divulgação do vídeo nas redes sociais do pai da garota; assista!

Wallacy Ferrari Publicado em 06/03/2021, às 11h15

Trechos do vídeo onde o ciclista acerta a garota
Trechos do vídeo onde o ciclista acerta a garota - Divulgação / Facebook

Um ciclista, que tem sido alvo de críticas na Bélgica após a divulgação de um vídeo acertando uma criança com o joelho enquanto pedalava, foi condenado a pagar apenas 1 euro (aproximadamente R$7) pelo ato. O vídeo foi publicado pelo pai da garotinha, Patrick Mpasa, que fazia um registro em família durante o incidente.

De acordo com o portal UOL, a sentença tranquila foi decidida pelo tribunal da cidade de Vervies, que justificou com o fato de que a garota não sofreu ferimentos, além do fato de que, localmente, o homem já estava sofrendo retalhamento por via das redes sociais e comentários de cidadãos, recebendo apenas a multa mínima.

No vídeo, Patrick pergunta se deveria denunciar o homem à polícia e ainda cobrou seguidores para identificar o autor do ato, afirmando que o mesmo não quis se desculpar. O gesto foi repudiado pela Associação de Ciclistas local e pelo promotor do caso, que reconheceu o aborrecimento.

Em sua defesa, o ciclista afirmou que a manobra de desvio, na neve, resultou em desequilíbrio, que atingiu a garota: "Quando eu estava andando perto da garota, senti minha roda traseira escorregar. Para evitar uma queda, recuperei o equilíbrio com um movimento do joelho. Senti que bati na garota, mas não percebi imediatamente que ela havia caído", afirmou.