Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rússia

Cidade dos funcionários de Chernobyl é tomada pelas tropas russas

Slavutych está situada ao lado da zona de exclusão ao redor da usina nuclear desativada desde 1986

Redação Publicado em 26/03/2022, às 11h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mulher caminhando na cidade de Slavutych em 2016 - Getty Images
Mulher caminhando na cidade de Slavutych em 2016 - Getty Images

As tropas russas comandadas por Vladimir Putin foram responsáveis por assumir o controle da cidade de Slavutych, onde vivem os funcionários da usina nuclear de Chernobyl, que não está em operação desde 1986.

A situação no local foi informada pelo governador da região de Kiev, Oleksandr Pavlyuk, que não detalhou como a cidade, situada ao lado da zona de exclusão ao redor da usina, foi tomada pela Rússia.

Em um texto publicado nas redes sociais, Pavlyuk escreveu que houve uma manifestação em favor da Ucrânia no centro de Slavutych, que acabou sendo dispersada pelos russos por meio de tiros para o alto.

Como reportou o g1, a Rússia ainda não se pronunciou sobre a tomada da cidade. As forças militares do país já haviam sido responsáveis por tomar o controle da região onde está situada a cidade fantasma de Pripyat e a usina de Chernobyl.

Slavutych conta com pouco mais de 24 mil moradores, entre eles trabalhadores da desativada usina nuclear, que exige manutenções, embora esteja desativada desde o acidente que aconteceu em 1986.