Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Grécia Antiga

Ruínas de cidade da Grécia Antiga estão à venda. Preço: US$ 8,3 milhões

Ruínas de Bargylia, cidade com origem lendária, procuram por um comprador. Mas a intenção é das melhores

Thiago Lincolins Publicado em 17/05/2018, às 16h00 - Atualizado às 18h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Coluna grega em ruínas - Shutterstock
Coluna grega em ruínas - Shutterstock

A antiga cidade grega de Bargylia, atual Bogazici, na Turquia, foi colocada à venda por 35 milhões de liras turcas (cerca de R$ 29 milhões). A decisão foi tomada na intenção de afastar ladrões de artefatos e, ao mesmo tempo, evitar a decadência total do local.

A área é uma propriedade privada desde 1927. No entanto, se parece mais com uma cidade fantasma. Os restos de um mosteiro abandonado na área, por exemplo, servem hoje de pasto para vacas e abrigo de galinhas. 

As ruínas da cidade Wikimedia Commons

Além disso, a propriedade é alvo de ladrões de artefatos, um fato que preocupa os arqueólogos. “Nós ouvimos os sons dos ladrões de tesouros à noite, mas não podemos fazer nada por medo”, diz um morador em entrevista ao jornal Hurriyet.  

Como a cidade nunca passou por escavações arqueológicas significantes, não se sabe quais artefatos estão perdidos pelo local. Todavia, o lugar, que, nas lendas, foi fundado pelo herói grego Belerofonte, tem um anfiteatro subterrâneo, uma necrópole antiga e muralhas. Além disso, estava localizado próximo do grande Templo de Ártemis. 

Mato crescendo em volta de antigas colunas Wikimedia Commons

Bargylia é classificada como um sítio arqueológico nível um, o que impede construções na propriedade. Assim, os arqueólogos anseiam que o Ministério da Cultura e Turismo efetue a compra para proteger as riquezas arqueológicas e impedir que outro possível comprador rebaixe esse status e transforme o local em um resort.