Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Cidade que vacinou todos os adultos não registra mortes há 7 meses

Guaramiranga, no Ceará, foi o primeiro município no estado a vacinar toda a população acima de 18 anos contra a Covid-19

Redação Publicado em 25/01/2022, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Profissional da saúde segura frasco de vacina contra a Covid-19 - Getty Images
Profissional da saúde segura frasco de vacina contra a Covid-19 - Getty Images

A cidade de Guaramiranga, no Ceará, não registra mortes por Covid-19 há sete meses. O resultado foi possível em razão da alta taxa de vacinação no município de 5 mil habitantes: até o momento, 96% dos moradores com mais de 11 anos já tomaram duas doses da vacina, enquanto 25% dos habitantes já receberam a dose de reforço.

"A gente fica muito satisfeito por ter tido essa vacinação e sabendo que a vacina salva", disse o professor Luzibergue Souza Carneiro. Guaramiranga foi a primeira cidade cearense a aplicar a primeira dose em todos os adultos, em junho de 2021.

Segundo o G1, o município foi escolhido para colaborar com um teste de eficiência da vacina. Os habitantes, assim que recebem as doses, passam por dois exames: o primeiro para detectar a presença do vírus e o segundo para avaliar o grau de imunidade a ele.

"O que nós temos apresentado é uma resposta bem positiva já na segunda dose. A gente prova que os pacientes que estão contraindo a Covid, por conta da vacina, eles estão tendo sintomas leves”, disseSilvana Soares de Souza, secretária de Saúde da cidade.

“Esse monitoramento é importante para entender como se dá a transmissão e a gravidade, principalmente dos casos que têm acontecido. Até o momento, Guaramiranga não registra óbito desde junho de 2021", apontou a secretária executiva de Vigilância e Regulação em Saúde do Ceará, Ricristhi Gonçalves.