Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Cidade romana de 2 mil anos é descoberta sem nenhum tipo de escavação

Uma tecnologia inovadora evitou que se escavasse a área, mas mesmo assim permitiu localizar templos, ruas e até esgotos da antiga localidade

Vanessa Centamori Publicado em 09/06/2020, às 12h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Portão de entrada para a cidade romana de Falerii Novi - Wikimedia Commons
Portão de entrada para a cidade romana de Falerii Novi - Wikimedia Commons

Detalhes surpreendentes da cidade romana de Falerii Novi, soterrada na Idade Média, foram descobertos por arqueólogos, que nem se quer precisaram escavar o terreno. O local, a cerca de 50 quilômetros de Roma, foi desvendado por um radar, que mapeou o solo de toda a localidade. 

Graças à tecnologia, foi possível ver como a cidade evoluiu desde o momento em que foi construída, em 241 a.C, até o seu abandono, em 700 d.C. O radar permitiu enxergar a antiga urbe através das camadas de solo, revelando que lá havia uma rede de tubulações de água, locais para banho e esgoto, além de um mercado e um templo. 

Havia ainda um monumento público, um objeto que estava perto do portão norte da cidade. O design do local, ao contrário do que se acreditava, era bem diferente do de Pompéia. Em relação às outras cidades do período, essa urbe era bastante particular. O templo, mercado e um local com banheiros tinham estruturas muito mais complexas do que se imaginava. 

Mapa da cidade registrado por meio do radar / Crédito: Divulgação 

"O nível surpreendente de detalhes que alcançamos em Falerii Novi, e os recursos surpreendentes que o [radar de penetração no solo] revelou, sugerem que esse tipo de pesquisa pode transformar a maneira como os arqueólogos investigam os locais urbanos, como entidades totais", disse em comunicado Martin Millett, pesquisador da Universidade de Cambridge, que fez parte do estudo. 


+Saiba mais sobre arqueologia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD

Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL

História do Pensamento Arqueológico, de Bruce G. Trigger (2011) - https://amzn.to/34tKEeb

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W