Notícias » Lago Ness

Cientista dos EUA acredita ter desvendado mistério do Monstro do Lago Ness

Para o profissional, a criatura folclórica finalmente pode ter descrição mais próxima do real

Larissa Lopes, com supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 19/01/2021, às 15h36

Capa da obra Nessie, de Nick Redfern
Capa da obra Nessie, de Nick Redfern - Divulgação

O cientista norte-americano Henry Bauer anunciou ter descoberto a origem misteriosa do Monstro do Lago Ness, depois de anos de pesquisa e expedições. De acordo com o UOL, Bauer concluiu que a lenda escocesa é, na verdade, uma "espécie ancestral de tartaruga marinha".

Durante anos, as teorias do imaginário coletivo eram de que a criatura tinha forma de dinossauro ou enguia gigante, ambas descartadas pelo pesquisador. Segundo ele, faltam evidências para validar qualquer uma dessas hipóteses. 

Para investigar a origem do monstro, o veterano participou da operação Deep Scan, que contou com barcos equipados com Sonar - técnica que usa a propagação sonora - para detectar qualquer indício da criatura no lago Ness. 

Então, a partir de evidências primitivas e geológicas, Henry Bauer chegou à seguinte conclusão: "Os Monstros do Lago Ness são uma variedade de tartarugas marinhas de grande porte que ainda não foram descobertas e descritas de maneira adequada e que provavelmente ainda existem em alguns nichos nos oceanos", afirmou o professor para o jornal escocês Daily Record.

A teoria apresentada pelo cientista tem pontos fortes e negativos, mas foi aceita pela sociedade científica. Apesar da comparação da criatura com tartarugas pelo longo pescoço - já visto em fotos -, Bauer disse que há um ponto que pode invalidar seu trabalho. "É difícil de conciliar [a conclusão] com a raridade de avistamentos de superfície, muito menos avistamentos ocasionais em terra”, afirmou.


+Saiba mais sobre a Ciência por meio das obras disponíveis na Amazon:

O Grande Livro de Ciências do Manual do Mundo, de Workman Publishing (2019) - https://amzn.to/37HLUvK

O livro da ciência, de Vários Autores (2016) - https://amzn.to/3eiQHpW

A História da Ciência Para Quem Tem Pressa, de Nicola Chalton e Meredith Mac Ardle (2017) - https://amzn.to/3ejGOrU

O que é Ciência afinal?, de Alan F. Chalmers (1993) - https://amzn.to/2zNHpTV

A gaia ciência, de Friedrich Nietzsche  (2012 - https://amzn.to/3eoM6Ti

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W