Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Irã

Cientista líder do programa nuclear do Irã é assassinado, afirma agência estatal

De acordo com a agência de notícias oficial do país, Mohsen Fakhrizadeh-Mahabadi, morreu nesta sexta-feira (27) em um atentado

Redação Publicado em 27/11/2020, às 14h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa da bandeira iraniana - Divulgação/Pixabay
Imagem ilustrativa da bandeira iraniana - Divulgação/Pixabay

Nesta sexta-feira, 27, a agência de notícias oficial do Irã anunciou a morte de Mohsen Fakhrizadeh-Mahabadi, considerado um dos líderes da pesquisa científica e um dos mais conhecidos nomes envolvidos no programa nuclear do país. As informações são do portal Valor Econômico.

De acordo com a publicação, a agência estatal revelou que o homem foi assassinado durante um atentado nesta sexta-feira, 27, na cidade de Absard, região próxima à capital do Irã.

"Infelizmente, a equipe médica não conseguiu reanimá-lo e, poucos minutos atrás, esse gerente e cientista alcançou o alto status de mártir após anos de esforço e luta", informou um comunicado das Forças Armadas do país, divulgado através da agência estatal.

Sabe-se que em 2018, Mohsen foi acusado de integrar uma missão secreta a fim de obter armas nucleares. Contudo, ainda não se sabe as motivações do ocorrido e nem os responsáveis. Por sua vez, o conselheiro militar iraniano Hossein Dehghan, disse em suas redes sociais que irá revidar a atitude: "Vamos atacar como um trovão contra os assassinos desse mártir oprimido e faremos com que eles se arrependam de sua ação".

Sobre Mohsen Fakhrizadeh-Mahabadi

Nascido em 1958, o homem é conhecido por ter atuado como oficial iraniano da Guarda Revolucionária Iraniana, além de ser professor de física na Universidade Imam Hussein, em Teerã. Antes de sua morte, Mohsen trabalhava como cientista sênior do Ministério da Defesa e Logística das Forças Armadas do Irã, sendo reconhecido como um dos grandes nomes desse setor.


+Saiba mais sobre conflitos nucleares por meio dos livros disponíveis na Amazon:

Comando e controle: Armas nucleares, o acidente de Damasco e a ilusão de segurança, Eric Schlosser (2015) - https://amzn.to/33sF8ai

Vozes de Tchernóbil: A história oral do desastre nuclear, Svetlana Aleksiévitch (2016) - https://amzn.to/2qABhsV

A Física dos Explosivos Nucleares, Dalton Ellery Girao Barroso (2009) - https://amzn.to/2JZin62

A Quinta Catastrofe: Como Entender o Conflito Nuclear, Antonio Cabral (1984) - https://amzn.to/2CpNVxC

À Beira Da Guerra Nuclear: Crise Dos Mísseis De Cuba - União Soviética, Cuba E Os Estados Unidos, Scott S. F. Meaker (2017) - https://amzn.to/33quhgR

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W