Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Saúde

Cientistas alertam sobre possibilidade de novo surto de zika vírus

Estudo recente revelou que a doença ainda é uma ameaça global; entenda

Penélope Coelho Publicado em 13/04/2022, às 10h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa de criança que teve o cérebro afetado pelo vírus - Getty Images
Imagem meramente ilustrativa de criança que teve o cérebro afetado pelo vírus - Getty Images

Pesquisadores emitiram um alerta a respeito de um possível novo surto global de zika vírus. A doença é causada pela picada de mosquito infectado, que pode provocar danos cerebrais e é perigosa para gestantes, por gerar problemas congênitos.

De acordo com os cientistas norte-americanos, o alerta surge em decorrência da descoberta que revelou a facilidade com que o vírus pode sofrer mutações, criando novas variantes.

Segundo informações divulgadas nesta quarta-feira, 13, pela BBC, o estudo publicado no periódico Cell Reports revelou que o mundo deveria se atentar a possíveis novas mutações.

Através da recente análise, descobriu-se que mesmo em países que já acumularam imunidade de antigos surtos de zika vírus, as variantes podem sim ser mais transmissíveis.

Sabe-se que principalmente durante o ano de 2016, o vírus ocasionou em uma emergência médica global, na ocasião, milhares de bebês nasceram com danos cerebrais, após as mães terem sido infectadas com a doença em meio à gestação.