Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

Cientistas descobrem planeta do tamanho de Netuno em órbita próxima

O estudo pode auxiliar os pesquisadores a entenderem mais sobre a formação do nosso sistema solar

Isabela Barreiros Publicado em 24/06/2020, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O planeta AU Mic b - Centro de Vôo Espacial Goddard da NASA
O planeta AU Mic b - Centro de Vôo Espacial Goddard da NASA

Um estudo realizado por uma parceria do Centro de Ciências Espaciais e Tecnologia da UMBC e o Centro de Voo Espacial Goddard da NASA, publicado na revista científica Nature, revelou a nova descoberta um planeta que tem o tamanho de Netuno. Ele está orbitando em uma estrela relativamente próxima ao Sol, a 31,9 anos-luz de distância.

Os cientistas denominaram esse planeta de AU Mic b e a estrela na qual ele está em órbita de AU Microscopii. Segundo a pesquisa, ela é, em comparação às outras estrelas conhecidas, jovem, tendo por volta de 20 ou 30 milhões de anos.

Crédito: Centro de Vôo Espacial Goddard da NASA

Como atualmente ainda são poucas as estrelas jovens e próximas conhecidas, sendo duas ou três no máximo, os pesquisadores estão animados para entender mais sobre a formação desses planetas e de sistemas solares no geral.

"Uma das coisas que queremos entender é: 'Quando os planetas se formam e o que eles fazem nos primeiros dias?'", explicou Tom Barclay, cientista associado do Centro de Ciências Espaciais e Tecnologia da UMBC. Segundo o pesquisador, o objetivo é "estudar este planeta, [que] pode nos dar uma ideia de como nosso próprio sistema solar se formou".

O estudo indica ainda que o AU Mic b pode ser formado por gases porque, de acordo com Barclay, “essa estrela provavelmente ainda não teve tempo de formar pequenos planetas rochosos. "Isso nos dá a chance de ter uma imagem do que poderia ter acontecido antes que nossos próprios planetas terrestres como a Terra e Vênus se formassem” disse.