Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Animais

Cientistas encontram espécie de inseto ‘incrivelmente rara’

O chamado ‘Phlogis kibalensis’ foi achado em um parque de Uganda; confira

Penélope Coelho Publicado em 31/01/2022, às 11h22 - Atualizado às 17h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do  Phlogis kibalensis - Divulgação/Dr Alvin Helden, Anglia Ruskin University
Fotografia do Phlogis kibalensis - Divulgação/Dr Alvin Helden, Anglia Ruskin University

No último domingo, 30, foi revelado que cientistas encontraram uma nova espécie de inseto, em Uganda, país na África Oriental. Trata-se de um ‘leafhopper’, descrito como ‘incrivelmente raro’.

Chamada de ‘cigarrinha’ em português, a espécie em questão é da família Cicadellidae e pertence ao gênero Phlogis. De acordo com especialistas, a aparição de seres do grupo em questão foi documentada pela última vez em 1969, na República Centro-Africana.

O inseto recebeu o nome de Phlogis kibalensis, e possui aparência metálica, com perfurações pelo corpo. Sua aparência remete à de outras cigarrinhas, que têm um aspecto inusitado em seu membro reprodutor: o formato parcial de uma folha. As informações são da revista Galileu.

Segundo revelado na publicação, a espécie foi descoberta durante um trabalho de campo realizado por pesquisadores britânicos, no Parque Nacional de Kibale.

Em entrevista, o especialista da Universidade Anglia Ruskin e responsável pelo achado, Alvin Helden, afirmou que a descoberta pode dar luz a novas informações sobre a biologia do inseto, que ainda é consideravelmente desconhecida.

Confira a pesquisa completa neste link.