Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Era do Gelo

Cientistas encontram filhote de 18 mil anos em perfeito estado de preservação

O pequeno animal de dois meses, sem raça identificada, intriga estudiosos desde quando foi encontrando

Pamela Malva Publicado em 26/11/2019, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Filhote de dois meses congelado há 18 mil anos - Sergey Fedorov
Filhote de dois meses congelado há 18 mil anos - Sergey Fedorov

Um filhote de dois meses tem intrigado muitos cientistas na Sibéria, depois que foi encontrado em 2018. Para começar, ele morreu há 18 mil anos. Mesmo assim, seus bigodes, cílios, nariz e dentes afiados foram perfeitamente preservados quando seu corpo foi congelado.

O pequeno foi detectado no verão, dentro de um pedaço de solo congelado, perto do rio Indigirka, no nordeste de Yakutsk, a cidade mais fria do mundo. Ele estava em um ótimo estado, o que chamou atenção dos especialistas.

O animal perfeitamente preservado / Crédito: Sergey Fedorov

Entretanto, o mais curioso é que, mesmo com o animal em mãos, os cientistas ainda não sabem dizer se ele é um cachorro da Era do Gelo, ou um lobo. Todos os testes de DNA efetuados com as amostras do filhote ainda não conseguiram estabelecer sua espécie.

Ainda assim, não se descarta a possibilidade de que o pequeno seja um ancestral comum entre os cães e os lobos, que viveu na época de transição evolutiva entre os dois animais. Para chegar a uma conclusão, Cientistas russos forneceram amostras do antigo filhote ao Centro Sueco de Paleogenética (CPG).

Os dentes afiados do filhote / Crédito: Sergey Fedorov

Por enquanto, nem mesmo a causa da morte já foi estabelecida. O que se sabe é que, pela forma como foi congelado, o filhote — batizado de Dogor (amigo, no idioma Yakut) — não parecia estar em perigo quando morreu na era do Paleolítico Superior.


+Saiba mais sobre as civilizações antigas:

1. Sapiens: Uma breve história da humanidade: 1288, de Yuval Noah Harari (2018) - https://amzn.to/2Dovb2c

2. As primeiras civilizações, de Jaime Pinsky (2001) - https://amzn.to/35I9jL4

3. Babilônia: A mesopotâmia e o nascimento da civilização, de Paul Kriwaczek (2018) - https://amzn.to/2spApbN

4. A ascensão de Atenas: A história da maior civilização do mundo, de Anthony Everitt (2019) - https://amzn.to/2spWIy9

5. Origens: Uma grande história de tudo, de David Christian (2019) - https://amzn.to/2XWZ2rR

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com a BlackFriday e estarão disponíveis até 01/12/2019. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.