Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / América

Cientistas encontram fóssil de pinguim gigante pré-histórico

Na Antártida, uma missão argentina encontrou um crânio dessa ave que podia alcançar 1,70 m de altura

André Nogueira Publicado em 14/11/2019, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Comparação entre espécie encontrada e ser humano - DiscOtt
Comparação entre espécie encontrada e ser humano - DiscOtt

Cientistas da Argentina encontraram na Antártida o crânio de um pinguim gigante de 35 milhões de anos. Seguindo a Agência de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Nacional de La Matanza, o pedaço do animal está quase completo e foi encontrado com partes de ossos do pé.

A espécie chegava a ter 1,70 m de altura e é "a primeira vez que um crânio encontrado na Antártida pode ser atribuído a uma espécie específica", explicou Carolina Acosta Hospitaleche, pesquisadora do Museu de La Plata. A espécie foi reconhecida em 1905.

Fragmento do crânio encontrado / Crédito: Museu de La Plata

"A partir da análise de suas inserções musculares e dos movimentos que ele poderia ter feito, estima-se que esse animal usaria seu bico longo para arpar suas presas, atravessando-as", explicou Acosta Hospitaleche.

"Nós não apenas descrevemos os restos encontrados, mas também realizamos estudos paleoneurológicos para ver quais áreas do cérebro desse animal tiveram um maior desenvolvimento proporcional e, portanto, quais habilidades teriam sido mais desenvolvidas", ela completou.