Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Picasso pintou por cima do trabalho de outro artista, revela estudo

Para fazer sua Miserável Agachada, artista 'reciclou' tela de um pintor desconhecido

Thiago Lincolins Publicado em 19/02/2018, às 14h13 - Atualizado em 17/10/2018, às 17h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A obra La Misereuse Accroupie ('O Mendigo Agachado'), de 1902 - Wikimedia Commons
A obra La Misereuse Accroupie ('O Mendigo Agachado'), de 1902 - Wikimedia Commons

Usando um moderno sistema de fluorescência por raio-x, pesquisadores da Universidade de Northwestern, do Instituto de Arte de Chicago, Galeria de Arte de Ontário e da Galeria Nacional de Arte de Washington descobriram que o artista Pablo Picasso pintou a obra La Misereuse Accroupie ("A Miserável Agachada"), de 1902, sobre a tela de um artista desconhecido.

A descoberta

A obra pertence ao Período Azul do artista – quando ele raramente utilizava outros tons além de azul e azul-verde. Retrata uma mulher agachada e enrolada numa coberta. O estudo demonstrou que foi na verdade pintada sobre os traços de um quadro que retrata o topo de um penhasco. As linhas utilizadas para desenhar a margem do rochedo, foram incorporadas nas costas da mulher.

O sistema também revelou que Picasso inicialmente pintou a mulher com o braço e a mão direita expostos, segurando um disco. Antes de finalizar o quadro, o artista mudou de ideia e pintou o manto verde por cima. A descoberta se deu graças a diferença entre os elementos presentes na tinta que havia sido usada para pintar os membros do corpo e o disco e o azul-verde que foi aplicado na coberta.

"Picasso não teve dúvidas em mudar os elementos durante o processo de pintura", diz Marc Walton, professor de ciência e engenharia de materiais na McCormick, Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas "Nossa equipe – composta por cientistas, um curador e um conservador – começou a investigar a complexidade de La Miséreuse Accroupie, descobrindo mudanças sutis feitas por ele enquanto trabalhava na versão final."

Com o auxilio do raio-x: à esquerda, a pintura de Picasso, à direita a obra que estava escondida 

Os detalhes e resultados da pesquisa e as implicações que envolvem o estilo e as influências de Picasso serão revelados no dia 1 de junho, no encontro anual do Instituto Americano de Conservação, em Houston. "Agora somos capazes de desenvolver uma cronologia na estrutura da pintura para contar uma história sobre o estilo do artista e as possíveis influências", diz Sandra Webster-Cook, conservadora sênior de pinturas na Galeria de Arte de Ontário.