Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

Cientistas estudam raro meteorito de 4 bilhões de anos que caiu na Inglaterra

A rocha espacial caiu no Reino Unido no final de fevereiro

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 11/03/2021, às 14h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O meteorito que caiu no Reino Unido - Divulgação/Natural History Museum
O meteorito que caiu no Reino Unido - Divulgação/Natural History Museum

Um meteorito raro caiu no sul da Inglaterra no final de fevereiro, surpreendendo cientistas e moradores do condado de Gloucestershire. A rocha espacial entrou em nossa atmosfera a 48 mil km/h e pesa quase 300 gramas. As informações são dos portais Exame e UOL.

No Reino Unido, a última vez que um meteorito foi encontrado foi há mais de 30 anos, o que fez com que o acontecimento se tornasse ainda mais importante. Para os pesquisadores, que irão investigar o item mais à fundo, é possível que ele ajude a entender a origem do Sistema Solar.

Isso porque os cientistas descobriram que os fragmentos fazem parte do primeiro meteorito do tipo condrito carbonáceo já encontrado na Inglaterra. Essa variedade é notável porque data do período em que o Sistema Solar e a vida de maneira geral estavam sendo formados.

“Fiquei em choque quando o vi e soube imediatamente que era um meteorito raro e um evento totalmente único”, contou Richard Greenwood, cientista da Open University, que está envolvido na pesquisa sobre o meteorito de 4 bilhões de anos.