Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Buraco de minhoca

Cientistas simulam buraco de minhoca em laboratório

Buracos de minhoca são túneis hipotéticos que, na teoria, permitiriam a realização de viagens no tempo

Ingredi Brunato Publicado em 01/12/2022, às 14h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem da simulação do buraco de minhoca - Divulgação/ Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech)
Imagem da simulação do buraco de minhoca - Divulgação/ Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech)

Um grupo de cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) foi capaz de recriar um "pequeno buraco de minhoca" em laboratório. O fenômeno, que nunca foi identificado na realidade, é uma famosa hipótese da física quântica. 

Nossos conhecimentos teóricos atuais afirmam que esse túnel hipotético permitiria a realização de "viagens no tempo", funcionando como um "atalho", ou então uma "ponte" entre um local e outro do Universo. 

A simulação da estrutura foi feita com um buraco negro em cada ponta, uma vez que essas singularidades cósmicas supostamente provocam distorções no tecido do espaço-tempo, criando assim as condições necessárias para a formação de um buraco de minhoca. 

Os cientistas fizeram o modelo teórico utilizando um computador quântico, declarando o experimento um sucesso ao serem capazes de depositar uma informação em uma extremidade do túnel, e coletá-la do outro lado. 

O sinal embaralha, torna-se mingau, torna-se um caos e, em seguida, é recomposto e parece imaculado do outro lado. Mesmo neste minúsculo sistema, poderíamos sustentar o buraco de minhoca e observar exatamente o que esperávamos", explicou Maria Spiropulu, co-autora do estudo, segundo repercutido pelo NewScience. 

Pouco revelador, mas impressionante

De acordo com os pesquisadores envolvidos na construção da simulação de computador, o modesto buraco de minhoca criado por eles (que, felizmente, não provocou perturbações no tecido da realidade), não os ensinou nada que eles já não soubessem. 

Ainda assim, trata-se uma "conquista técnica" de grande relevância, segundo comentado por Daniel Harlow, um físico do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) que não participou do estudo, em entrevista divulgada pelo The Guardian. 

Isso pois essa modelagem mais simples pode abrir alas para que simulações de teorias quânticas mais complexas sejam construídas em laboratório.