Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ciência

Cientistas identificam seis novas espécies de samambaia na América Latina

O pesquisador brasileiro Paulo Labiak participou do importante estudo que descobriu uma das plantas na Amazônia

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 17/03/2021, às 13h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Uma nova espécie de samambaia descoberta - Divulgação/Paulo Labiak/Universidade Federal do Paraná
Uma nova espécie de samambaia descoberta - Divulgação/Paulo Labiak/Universidade Federal do Paraná

Uma pesquisa iniciada em 2016 revelou recentemente a identificação de seis novas espécies de samambaia na América Latina. As plantas foram descobertas na Amazônia, na Colômbia, Jamaica e Equador. As informações são do portal Superinteressante.

Os espécimes estavam guardados em herbários, coletados anteriormente, porém só identificados agora. Paulo Labiak, membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN) e pesquisador brasileiro que participou da pesquisa, explicou que isso é comum. 

“Às vezes, trabalhamos com materiais coletados há mais de 100 anos que estão em uma coleção biológica, um herbário, mas que ainda não foram devidamente estudados”, disse o cientista à Superinteressante.

O estudo foi feito por meio do sequenciamento genético das seis plantas, que foi comparado com amostras de DNA de outras samambaias. A partir disso, os pesquisadores determinaram que dez amostras colhidas nos últimos cinco anos pertenciam a espécies anteriormente desconhecidas. 

A espécie descoberta no Brasil recebeu o nome Campyloneurum atrosquamatum, As da Colômbia, Jamaica e Equador foram batizadas, respectivamente, de C. castaneum, C. filiforme, C. pichinchae, C. jamaicense e C. parvisquama. Segundo Labiak, essas plantas são bioindicadores de qualidade do ambiente em que vivem. 

O especialista também contou com Robbin C. Moran, pesquisador do Jardim Botânico de Nova York (NYBG), para a realização das análises, que foram publicadas em dois artigos na revista científica Brittonia.