Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Geologia

Cientistas investigam período desconhecido da Terra

Novo estudo desafia a antiga teoria da Grande Inconformidade, que explica lapsos na história do planeta

Penélope Coelho Publicado em 30/04/2020, às 12h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do planeta Terra - Pixabay
Fotografia do planeta Terra - Pixabay

Uma pesquisa liderada por Rebecca Flowers, geóloga da Universidade do Colorado, foi recentemente publicada pela revista científica Proceedings of National Academy of Sciences.

O artigo revela novas concepções sobre o fenômeno conhecido como Grande Inconformidade. Lapsos de memória na história da Terra, que se forem descobertos podem revelar novidades sobre a evolução do planeta e formas de vida presente nele.

Os fenômenos de Grande Inconformidade ocorrem em rochas ao redor do mundo, formando lacunas sobre a história térmica terrestre. Para a comunidade científica ao redor do mundo, esse período desconhecido do planeta foi excluído por uma erosão quando a Terra foi totalmente coberta por gelo, acredita-se que entre 700 milhões de anos atrás.

Porém, para Flowers as lacunas sedimentares nas rochas foram criadas por características tectônicas regionais. A equipe chegou a essa conclusão depois de examinar inconformidades em um afloramento de granito em Pikes Peak, no Colorado, Estados Unidos.

Fenômeno de Grande Inconformidade, no Colorado / Crédito: Divulgação 

"O objetivo deste trabalho é determinar se houve um evento de erosão maciço e globalmente síncrono, com a ideia de uma Grande Inconformidade singular, ou se existem vários desses fenômenos, que se desenvolveram em momentos diferentes, em vários lugares, com causas distintas.", afirmou Flowers.

Descobertas geológicas

Os cientistas analisaram algumas amostras de minerais e cristais de rochas, para entenderem o que aconteceu em Pikes Peak. O objetivo é reconstruir a história térmica dessas camadas sedimentares.

Os resultados da pesquisa revelaram que as rochas localizadas na parte inferior do afloramento haviam erodido antes do período glacial. Colocando em dúvida a teoria antiga.