Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

Cientistas poloneses descobrem planeta errante do tamanho da Terra vagando na galáxia

De acordo com os especialistas, o exoplaneta em questão é o menor já visto até hoje

Redação Publicado em 30/10/2020, às 15h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ilustração de um planeta errante vagando pelo espaço - Wikimedia Commons
Ilustração de um planeta errante vagando pelo espaço - Wikimedia Commons

Um estudo publicado pela revista científica Astrophysical Journal Letters, na última quinta-feira, 29, revelou a descoberta de um grupo de cientistas da Universidade de Varsóvia, na Polônia. De acordo com a publicação, os especialistas descobriram um possível planeta errante, que possui um tamanho aproximado com o da Terra, vagando pela Via Láctea.

De acordo com a reportagem publicada nesta sexta-feira, 30, pelo portal de notícias G1, os cientistas afirmam que o planeta errante recentemente descoberto é o menor já visto até então, além disso, ele foi encontrado fora do Sistema Solar, por isso, é chamado de exoplaneta. Por não receberem luz de uma estrela, eles não emitem radiação, em decorrência disso, sua observação por parte dos cientistas se torna mais difícil.  

Sabe-se que quanto maior foi o planeta, maior será também a duração do fenômeno chamado de microlente gravitacional, resultado da Teoria da Relatividade de Einstein. Foi a partir dessa medição que os pesquisadores conseguiram chegar a uma estimativa sobre o tamanho do planeta errante.

"Nossa descoberta demonstra que planetas errantes de massa reduzida podem ser detectados e caracterizados utilizando telescópios terrestres", informou Andrzej Udalski, coautor do artigo na publicado no Astrophysical Journal Letters.