Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Curiosidades

Cientistas responsáveis pela descoberta do vírus da hepatite C levam Nobel de Medicina

A descoberta possibilitou novos exames e tratamentos para o mundo da medicina moderna. Confira!

Giovanna de Matteo Publicado em 05/10/2020, às 08h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ilustração de Niklas Elmehed para o Prêmio Nobel de Medicina 2020 - Divulgação / Twitter / NobelPrize
Ilustração de Niklas Elmehed para o Prêmio Nobel de Medicina 2020 - Divulgação / Twitter / NobelPrize

Os vencedores do Prêmio Nobel de Medicina deste ano foram anunciados nesta segunda-feira, 5. Os americanos Harvey Alter e Charles Rice e o britânico Michael Houghton levaram prêmio pela pesquisa que descobriu o vírus da hepatite C. 

O júri explicou a decisão e parabenizou o trio de cientistas: "O Prêmio Nobel deste ano é concedido a três cientistas que deram uma contribuição decisiva para a luta contra a hepatite transmitida pelo sangue, um importante problema de saúde global que causa cirrose e câncer de fígado em pessoas ao redor do mundo".

A academia também publicou os resultados inovadores da extensa pesquisa: "A descoberta do vírus da hepatite C revelou a causa dos casos restantes de hepatite crônica e possibilitou exames de sangue e novos medicamentos que salvaram milhões de vidas".

Os vencedores receberam o valor de 10 milhões de coroas suecas (aproximadamente R$ 6,3 milhões) que deverão ser divididos entre si.

O prêmio em Fisiologia e Medicina foi o primeiro anunciado. Os outros prêmios, que incluem Física, Química, Literatura e o tão esperado Nobel da Paz estão previstos para serem entregues ao longo desta semana. Já a láurea em Economia será divulgada apenas na próxima segunda-feira, 12.