Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Curiosidades

Cientistas responsáveis por descobertas sobre buracos negros levam Nobel de Física 2020

O prêmio foi entregue para três pesquisadores, sendo um deles a quarta mulher a vencer um Nobel de física na história

Giovanna de Matteo Publicado em 06/10/2020, às 10h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ilustração de Niklas Elmehed para o Prêmio Nobel de Física 2020 - Divulgação / Twitter / NobelPrize
Ilustração de Niklas Elmehed para o Prêmio Nobel de Física 2020 - Divulgação / Twitter / NobelPrize

Roger PenroseReinhard Genzel e Andrea Ghez são os ganhadores do Prêmio Nobel 2020 de Física. O valor de 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,3 milhões) será dividido entre os três. Os cientistas foram anunciados vencedores pela Academia Sueca nesta terça-feira, 6.

A pesquisa do britânico de 89 anos, professor da Universidade de Oxford, no Reino Unido, RogerPenrose, que ficará com metade do prêmio, revelou que a teoria geral da relatividade, criada por Einstein, leva à formação de buracos negros.

Já Reinhard Genzel, alemão de 68 anos, e Andrea Ghez, americana de 55 anos, podem receber o valor divido da metade restante, pela descoberta de um objeto compacto supermassivo no centro de nossa via láctea.

Um buraco negro supermassivo pode ser descrito como um lugar no espaço onde a gravidade é tão forte que nem a luz consegue escapar, e é ainda a única explicação para a descoberta.

Ghez é a primeira mulher premiada de 2020 e a quarta a ganhar um Nobel em Física na história (desde 1901). "Estou animada em receber o prêmio – levo muito a sério a responsabilidade de ser a quarta mulher a ganhar o prêmio Nobel [em física]. Espero poder inspirar outras jovens mulheres para uma área que tem tantos prazeres, se você tem paixão pela ciência. Há muito para ser feito", disse a cientista.