Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Pré-História

Cientistas revelam que corda encontrada em múmia de Ötzi era parte de seu arco de caça

O homem do gelo é uma das mais importantes descobertas do neolítico, e a nova pesquisa traz informações importantes sobre essa figura

André Nogueira Publicado em 07/04/2020, às 07h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ötzi, o homem do gelo - Wikimedia Commons
Ötzi, o homem do gelo - Wikimedia Commons

Cientistas concluíram que uma corda encontrada junto à múmia Ötzi, o homem do gelo, era parte de seu arco de caça feito em madeira. Já havia hipóteses que relacionavam os dois objetos do caçador neolítico, mas agora há evidências provindas de uma pesquisa de arqueólogos suíços.

A corda em questão é feita de tendão animal e possui dois metros de comprimento, um pouco menos que o cabo de madeira que integrava. “Há muito esperávamos que fosse o caso, e agora foi finalmente confirmado pela ciência”, anunciou um comunicado oficial do Museu do Tirol do Sul, na Itália. A corda é a mais antiga conhecida.

Cordas analisada por cientistas / Crédito: Museu do Tirol do Sul

"Anteriormente, pensava-se que a corda era feita de material vegetal, mas as fibras vegetais não teriam suportado a tensão do arco e, como tal, não teriam sido adaptadas a um cabo”, afirma o documento. A pesquisa também concluiu a origem da madeira: proveniente de um teixo, ela possui marcas de escultura por machado.

"Embora flechas e pontas de flechas sejam achados relativamente comuns em todo o mundo, conjuntos completos de equipamentos de caça que consistem em arcos, flechas e, às vezes, até aljava são extremamente raros e são conhecidos apenas por descobertas glaciais do Arco Alpino", completa o artigo científico publicado no Journal of Neolithic Archeology.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grande obras disponíveis na Amazon: 

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD

Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W