Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Europa

Cientistas romenos constroem primeiro disco voador totalmente funcional da História

A invenção, por incrível que pareça, não foi inspirada nas ficções hollywoodianas e pode revolucionar a maneira como o ser humano voa pelo mundo

André Nogueira Publicado em 16/08/2019, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

No início do mês, foi divulgada internacionalmente a insólita invenção produzida na Romênia que pode parecer um OVNI, mas é facilmente identificável: trata-se de um disco-voador funcional construído pelo engenheiro Razvan Sabie e pelo aerodinamicista Iosif Taposu, os primeiros a conseguir essa façanha.

No entanto, a invenção do ADIFO (All-Directional Flying Object) não tem inspiração direta nos objetos alienígenas hollywoodianos, mas na seção hidrodinâmica de um golfinho.

O disco é “resultado de mais de duas décadas de trabalho, é bem fundamentada por centenas de páginas, e confirmada por simulações de computador e testes em túnel de vento”, segundo Sabie, que defendeu não se tratar de uma invenção de cientista louco.

Fluxo das turbinas do ADIFO / Crédito: Divulgação

A máquina funciona com quatro ventiladores de duto que a propulsiona verticalmente, enquanto o deslocamento horizontal ocorre por dois motores a jato. Isso permite que o veículo atinja estabilidade no ar e nivele seu voo, fazendo-o um mecanismo totalmente funcional.

O objetivo dos cientistas, que elaboraram o protótipo em miniatura, é gerar um modelo em escala prática, o que pode representar “um novo e revolucionário paradigma de voo”. Para Sabie, esse disco é apenas “a ponta do icebergue” do querem fazer pela indústria aeronáutica.

Veja o que foi divulgado.