Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Bélgica

Círculos funerários de mais de 2.000 anos são encontrados sob campo de futebol na Bélgica

No local, foram encontrados ossos humanos queimados, cinzas e urnas. “As pessoas poderão ler sobre o que costumava ficar aqui”, celebra pesquisadora

Fabio Previdelli Publicado em 24/02/2020, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Círculos funerários de mais de 2.000 anos são encontrados sob campo de futebol na Bélgica - Divulgação
Círculos funerários de mais de 2.000 anos são encontrados sob campo de futebol na Bélgica - Divulgação

Dois círculos funerários foram encontrados debaixo de um campo de futebol na cidade de Schellebelle, na Bélgica. Segundo o periódico local The Brussels Times, o espaço pertence ao clube KVV Schelde e os restos mortais podem ter mais de 2.000 anos.

Os círculos, uma forma de cemitério cerimonial, podem ser datados da Idade do Bronze, quando já havia assentamentos humanos na área de Schellebelle e Wichelen. Além do mais, no local, foram encontrados ossos humanos queimados. Os arqueólogos explicam que era costume cremar os mortos e enterrar os restos mortais, já que as cinzas não eram mais uma atração para animais selvagens.

" Eles [círculos] podem não parecer espetaculares", disse Clara Thys, da equipe arqueológica. “Mas eles apontam para uma civilização milenar. Eles também nos ensinam muito sobre os rituais funerários da época. Naqueles tempos, os mortos eram cremados. Além do mais, encontramos urnas, cinzas e ossos queimados”, explica.

Apesar da importância do achado, o local será recoberto com grama para que o os jogadores do KVV Schelde voltem jogar futebol em seu estádio normalmente. Segundo os pesquisadores, todos os dados serão registrados e, em breve, poderão ser acessados. “As pessoas poderão ler sobre o que costumava ficar aqui”, concluiu Clara em tom de celebração.