Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Cita a Teoria da Relatividade: Raríssima carta escrita por Einstein será leiloada

Missiva foi destinada a Ludwik Silberstein, seu colega de profissão que, em um primeiro momento, chamou a teoria do alemão de “falha”. Valor impressiona!

Fabio Previdelli Publicado em 13/05/2021, às 10h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem colorizada de Albert Einstein - Getty Images
Imagem colorizada de Albert Einstein - Getty Images

Uma carta escrita pelo célebre físico alemão Albert Einstein está sendo leiloada em Boston, nos Estados Unidos, pela RR Auction. O item promete ser muito disputado entre os interessados. As informações são do jornal britânico Daily Mail

Isso porque a missiva é um dos quatro registros que se tem notícia onde o cientista relata sua famosa Teoria da Relatividade (E=mc²). O manuscrito está avaliado em 282 mil libras, segundo aponta o periódico, o que corresponde a aproximadamente 2 milhões de reais. 

[Colocar ALT]
Carta escrita por Einstein/ Crédito: Divulgação: RR Auctions

Sabe-se que o escrito foi endereçado a Ludwik Silberstein, em outubro de 1946. Ludwik, colega de profissão do alemão, chegou a dizer que a teoria de Einstein era “falha”, em meados da década de 1930, segundo aponta o UOL, mas que já concordava com o cientista na época em que a missiva foi escrita. 

"Se E é a energia do seu sistema consistindo nas duas massas, E a energia das massas quando se aproximam da distância infinita, então o defeito de massa do sistema é E - E / c2,", explicou o físico em parte da mensagem. 

O item, que está sendo leiloado pelos próprios tataranetos de Silberstein, tem um valor ainda maior pelo fato de Einstein ter escrito o texto em um papel timbrado da Universidade de Princeton, o que também aumenta sua relevância histórica. 

Apesar de ser uma das fórmulas mais conhecidas da física, a matéria do UOL explica que há poucos registros sobre ela. "É uma carta importante do ponto de vista holográfico e físico, pois mostra o pensamento de Einstein sobre um dos mais básicos de todos os problemas físicos", comentou Bobby Livingston, vice-presidente executivo da RR Auctions.