Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Meteoro

Clarão azul: Meteoro é avistado cruzando os céus de Portugal

Fenômeno luminoso ocorrido no último sábado, 18, pôde ser visto a mais de 800 km de distância e impressionou moradores locais

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 20/05/2024, às 10h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Meteoro que cruzou os céus de Portugal - Divulgação/Twitter
Meteoro que cruzou os céus de Portugal - Divulgação/Twitter

Um meteoro foi avistado cruzando os céus de Portugal e Espanha neste sábado, 18. Usuários nas redes sociais compartilharam vídeos e fotos do momento em que um clarão azul passou rapidamente.

Um dos centros de pesquisa que registraram o fenômeno, o Observatório de Calar Alto, localizado na Andaluzia, Espanha, descreveu o objeto como uma "enorme bola de fogo" que atravessou os céus dos dois países por volta das 00h46.

O fenômeno, de acordo com informações do portal G1, foi confirmado pelo professor José María Madiedo, principal pesquisador do SMART Project, do Instituto de Astrofísica da Andaluzia.

Segundo Madiedo, o bólido, como são chamados os meteoros brilhantes, era uma rocha desprendida de um cometa que entrou na atmosfera a uma velocidade de 161 mil quilômetros por hora. A parte luminosa do evento iniciou a 122 km de altitude, terminando a 54 km de altitude.

Fenômeno luminoso

Madiedo explicou que, devido à sua grande luminosidade, muito superior à da Lua cheia, o evento pôde ser visto a mais de 800 km de distância. Ele também afirmou que a rocha se fragmentou ao longo do caminho, desintegrando-se completamente na atmosfera.

Até o momento, as autoridades não registraram nenhuma queda de fragmento do meteoro na Terra.