Notícias » Cultura

Clássico do antropólogo Claude Lévi-Strauss é lançado no Brasil

Na obra “O cru e o cozido”, o especialista apresenta a contribuição da mitologia ameríndia para o conhecimento moderno

Victória Gearini | @victoriagearini Publicado em 07/04/2021, às 16h11

Claude Lévi-Strauss, antropólogo
Claude Lévi-Strauss, antropólogo - Wikimedia Commons

Publicada originalmente em 1964, a obra “O cru e o cozido” é o primeiro volume da extraordinária série “Mitológicas”, do renomado antropólogoClaude Lévi-Strauss. O clássico acaba de ser lançado no Brasil pela editora Zahar em uma nova edição.

[Colocar ALT]
 O cru e o cozido, de Claude Lévi-Strauss / Crédito: Divulgação / Zahar

Nesta obra memorável, o autor apresenta uma variedade de narrativas que retratam todo o continente americano. Partindo do mito de referência do “desaninhador de pássaros”, o antropólogo aborda a passagem da natureza à cultura, e do contínuo ao descontínuo.

Por meio de narrativa envolvente, o autor revela, ainda, uma forma de pensar nada convencional sobre as nuances da sociedade, que se manifestam por meio de classificações empíricas, como cru, cozido, podre, queimado, silêncio e barulho.

“Dessa obra mestra pode-se dizer muita coisa — e sempre haverá mais. O fato é que só pode ser apreciada e fazer sentido na execução — como música. É preciso que cada leitora e leitor execute com Lévi-Strauss cada passagem do texto, tendo como instrumento sua mente, feita ‘lugar vazio onde algo acontece’”, disse a tradutora da série, Beatriz Perrone-Moisés, no prefácio inédito do livro.

No decorrer da obra, o leitor irá se deparar com uma riqueza de pensamentos que se apresentam de forma sofisticada e original. Além disso, o antropólogo revela a grande contribuição da mitologia ameríndia para o conhecimento moderno. 

A nova edição de “O cru e o cozido” já encontra-se disponível em pré-venda na plataforma da Amazon em formato Kindle e capa comum.


+Saiba mais sobre esta e outras obras de Claude Lévi-Strauss disponíveis na Amazon:

O cru e o cozido, de Claude Lévi-Strauss (2021) - https://amzn.to/2Rfg714

Antropologia estrutural, de Claude Lévi-Strauss (2017) - https://amzn.to/3wAqzQJ

Tristes trópicos, de Claude Lévi-Strauss (1996) - https://amzn.to/3usqY67

O pensamento selvagem, de Claude Lévi-Strauss (1990) - https://amzn.to/3fRDQ1I

Mito e Significado, de Claude Lévi-Strauss (2007) - https://amzn.to/3dGRYYI

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W