Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Cinema

Clássico filme em preto e branco do trem francês chegando à estação é remasterizado em 4k

O vídeo dos irmãos Lumière, feito em 1895, supostamente assustou o público que o viu pela primeira vez quando o trem começou a se movimentar em tela

Isabela Barreiros Publicado em 06/02/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
L'Arrivée d'un train en gare de La Ciotat (A chegada do trem na estação, em português) - Domínio Público
L'Arrivée d'un train en gare de La Ciotat (A chegada do trem na estação, em português) - Domínio Público

O icônico filme L'Arrivée d'un train en gare de La Ciotat (A chegada do trem na estação, em português), foi remasterizado por um youtuber, que utilizou uma tecnologia de inteligência artificial para transformar o vídeo de 1895 em uma versão melhorada e moderna, em 4k.

Denis Shiryaev, youtuber e desenvolvedor de software, foi responsável pela produção. Ele conseguiu fazer com que a curta película de apenas 45 segundos gravada no sul da França se tornasse quase irreconhecível por sua imensa qualidade, ainda que continue em preto e branco.

O clássico, que mostra um trem chegando à estação francesa de  La Ciotat, é considerado um documento histórico por ser um dos primeiros filmes a ser exibido pelos irmãos Lumière em Paris. Auguste e Louis Lumière são creditados como os pais do cinema.

Uma lenda curiosa sobre a projeção do vídeo em público é a recepção que este teve das pessoas que estavam assistindo-o. Acredita-se que eles tenham se assustado com a movimentação do trem, porque não estavam acostumados a ideia de imagens se mexendo.

Confira o vídeo.