Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Cultura

Clássico de Heródoto apresenta episódios que marcaram a expansão do Império Persa

O Livro V - Terpsícore, da coleção Histórias homenageia, ainda, musa clássica com ilustração na capa

Victória Gearini Publicado em 06/10/2020, às 19h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa de Histórias: Livro V – Terpsícore (2020) - Divulgação / Grupo Editorial Edipro
Capa de Histórias: Livro V – Terpsícore (2020) - Divulgação / Grupo Editorial Edipro

“Pensar o passado para compreender o presente e idealizar o futuro.” Esta ilustre frase de Heródotoresume as suas obras. Geógrafo e historiador helênico do século 5 a.C., Heródoto realizou diversas viagens ao longo de sua vida, para adquirir conhecimento sobre os outros territórios da época. 

Considerado o Pai da História, Heródoto é autor da obra Histórias, uma série de livros em que é possível compreender como a Antiguidade influenciou para o desenvolvimento das civilizações. Recém lançado pelo Grupo Editorial Edipro, o quinto capítulo de Histórias recebe o título Livro V – Terpsícore, onde é possível se aventurar na expansão do Império Persa na Trácia e na Macedônia.

[Colocar ALT]
Histórias: Livro V – Terpsícore, de Heródoto (2020) / Crédito: Divulgação / Grupo Editorial Edipro

Nesta coleção, o geógrafo e historiador grego apresenta episódios que marcaram a estada dos persas na região. Além disso, o clássico registra alguns costumes, hábitos e práticas religiosas dos trácios e macedônios. Do ponto de vista geográfico, Heródoto elabora uma descrição minuciosa dos territórios ao redor, sendo o principal acontecimento da narrativa a Revolta Iônia.

"[...] o descontentamento das cidades iônias não foi o único estopim da Revolta Iônia; também houve Histieu e Aristágoras, tiranos de Mileto, que eram aliados dos persas e tinham planos de expansão de seu poder para outras cidades. Aristágoras estava interessado em expandir seu poder sobre a própria”, escreveu a  doutora e mestre em história econômica, Maria Aparecida de Oliveira Silva, no livro de Heródoto

Disponível na Amazon em formato Kindle e capa dura, a coleção Histórias é composta por nove volumes, sendo que cada um é dedicado a uma musa clássica diferente. Em o Livro V – Terpsícore é possível encontrar, ainda, textos e notas explicativas escritos por Maria Aparecida de Oliveira Silva

Coleção de Histórias de Heródoto / Crédito: Divulgação / Grupo Editorial Edipro

Confira abaixo um trecho de Histórias: Livro V – Terpsícore (2020): 

“As batalhas que antecederam a conquista de Trácia e a tomada da Macedônia foram relatadas no livro anterior, restando poucos territórios neste livro. Em continuidade a sua narrativa anterior, Heródoto descreve mais alguns hábitos, costumes e práticas religiosas dos povos trácios que foram conquistados, descrevendo-os deste modo: 

‘E cada um dele tem muitos nomes, de acordo com seus territórios, e eles todos adotam costumes quase iguais em tudo, exceto os getas e os trausos e os povos que habitam ao norte dos crestoneus. E a respeito das coisas que os getas, os que se veem como imortais, fazem, já foi dito por mim. E os trausos seguem, quanto a todo o resto, os mesmos costumes, semelhantes ao demais trácios, (...)’” (Histórias, V, 3-4)


+Saiba mais sobre esta e outras obras de Heródoto disponíveis na Amazon: 

Histórias: Livro V – Terpsícore, de Heródoto (2020) - https://amzn.to/30F2rym

Histórias: Livro IV – Melpômene, de Heródoto (2019) - https://amzn.to/30HVP2a

Histórias: Livro III – Talia, de Heródoto (2017) - https://amzn.to/3nq68la

Histórias: Livro II – Euterpe, de Heródoto (2016) - https://amzn.to/2F50yTM

Histórias: Livro I - Clio, de Heródoto (2015) - https://amzn.to/3lkfw86

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W