Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Entretenimento

Clipe de Michael Jackson ganha versão atualizada com imagens de protestos raciais

O diretor de cinema Spike Lee, conhecido por abordar temas como o racismo, homenageou a obra do Rei do Pop com o relançamento de um famoso vídeo musical

Caio Tortamano Publicado em 31/08/2020, às 15h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Michael Jackson, o Rei do pop - Divulgação
Fotografia de Michael Jackson, o Rei do pop - Divulgação

Gravado em Salvador, na presença do grupo Olodum, Michael Jackson lançou em 1995 o icônico clipe da música They Don’t Care About Us, um manifesto contra o imperialismo pedindo atenção para as populações mais carentes no mundo, entre elas, os negros.

Dado o contexto atual, e homenageando os 62 anos que o cantor teria completado semana passada, o diretor de cinema Spike Lee — famoso por seus filmes que abordam temáticas como racismo e o estilo de vida negro dos Estados Unidos — adaptou a obra de 1995 que ele mesmo produziu com cenas de protestos anti racistas atuais.

De acordo com a Rolling Stone, Lee teria afirmado: “Grandes músicas de protesto não podem envelhecer, ficarem soltas ou perderem a relevância porque a luta ainda continua. É por isso que "They Don't Care About Us" é um hino durante este período caótico e pandêmico em que todos vivemos. Para comemorar o dia do nascimento de Michael Jackson, fizemos o curta-metragem de 2020 para continuar a luta pela igualdade para todos".

Atualizado, a música de Michael agora conta com aparições pedindo pelo fim da violência policial contra populações marginalizadas, especialmente os afro-americanos dos Estados Unidos. Com a mensagem Black Lives Matter (Vidas Pretas Importam), manifestações em diversos países, como África do Sul, Espanha, Brasil e Itália, são utilizadas para mostrar que a mensagem do Rei do Pop continua mais atual do que nunca.

Assita abaixo a produção atualizada: