Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Entretenimento

Cobra descoberta na Índia recebe nome inspirado em personagem de franquia Harry Potter

Com referência em passagem do segundo livro, Harry Potter e a Câmara Secreta, a serpente tem relação com a casa de Sonserina

Wallacy Ferrari Publicado em 23/04/2020, às 10h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A cobra junto ao emblema que inspirou seu nome - Aamod Zambre and Chintan Seth, Eaglenest Biodiversity Project / Divulgação
A cobra junto ao emblema que inspirou seu nome - Aamod Zambre and Chintan Seth, Eaglenest Biodiversity Project / Divulgação

A linha temporal principal da franquia Harry Potter teve seu último livro lançado em 2007 e o último filme em 2011, mas continua tendo referências em diversos âmbitos da cultura mundial.

Inspirados por Salazar Slytherin, fundador da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, os pesquisadores do Centro Nacional de Ciências Biológicas e da Sociedade de História Natural de Bombaim decidiram prestar uma homenagem a obra.

Encontrada em Arunachal Pradesh, na Índia, a venenosa cobra verde recebeu o nome cientifico de Trimeresurus salazar em homenagem ao diretor de Hogwarts. Seu nome popular é ainda mais simples, sendo resumida apenas como ‘a víbora de Salazar’. A inspiração ao nome é uma referência a casa de Sonserina, que tinha uma cobra em seu emblema, e foi fundada também por Salazar, que falava com as serpentes.

A espécie foi a segunda descoberta durante uma expedição na região de Arunal Pradesh, de acordo com o autor da publicação científica na revista Zoosystematics and Evolution, Zeeshan Mirza. Isso reflete diretamente a má documentação da biodiversidade presente não só no local, mas em todo o nordeste indiano.

“Futuras pesquisas dedicadas conduzidas no nordeste da Índia ajudarão a documentar a biodiversidade, ameaçada por inúmeras atividades de desenvolvimento que incluem projetos de ampliação de estradas, agricultura e hidrelétricas”, acrescentou Mirza.

A cobra não foi o único animal a ter seu nome científico inspirado em alguma referência de Harry Potter; em 2017, um caranguejo da família Christmaplacidae encontrado na ilha de Guam foi nomeado como Harryplax severus, inspirado diretamente no personagem principal da franquia.