Notícias » Música

Cofre perto do Polo Norte guardará discografia dos Beatles até o próximo milênio

Um “armazenamento digital à prova de futuro" protegerá a obra da banda inglesa até mesmo de uma explosão nuclear

Isabela Barreiros, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 10/08/2021, às 12h25

Integrantes da banda The Beatles
Integrantes da banda The Beatles - Getty Images

A importância da obra da banda de rock inglesa Beatles é incontestável — e esse reconhecimento é tanto que eles serão os primeiros a terem sua discografia completa preservada em um cofre extremamente resistente até o próximo milênio.

A Billboard informou que o local será desenvolvido pela empresa Elire Management Group e ficará em uma ilha perto do Polo Norte, no extremo norte do nosso planeta. Tudo isso usando um “armazenamento digital à prova de futuro" para proteger a obra.

“Trata-se de salvaguardar o futuro da música tendo esses arquivos do passado”, declarou o presidente do International Music Council (IMC), Alfons Karabuda.

A empresa responsável pelo projeto explicou ainda que o cofre será construído para “suportar o tipo de pulsos eletromagnéticos extremos que poderiam resultar de uma explosão nuclear, e que poderia danificar permanentemente equipamentos eletrônicos e causar estragos em arquivos digitais."

As músicas dos Beatles serão as primeiras a serem armazenadas no “super” cofre, mas não serão as únicas. Junto ao IMC, a companhia já está selecionando as canções mais "mais preciosas e amadas" da história da música, que deverão ser preservadas para a eternidade.

Segundo o The Express, repercutido pela Rolling Stone, o cofre receberá a primeira música na primavera de 2022, e deverá continuar sendo carregado com algumas das mais importantes faixas já lançadas por músicos nos próximos anos.