Notícias » Mundo

Colisão com pássaro amassa lataria de avião em aeroporto na Grécia

Felizmente, acidente apenas ocorreu quando a viagem já estava no fim

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 27/10/2021, às 17h46 - Atualizado às 17h47

Fotografia de como a aeronave ficou após o episódio
Fotografia de como a aeronave ficou após o episódio - Divulgação/ Twitter/ Radar Box

Durante um voo que foi do Aeroporto Internacional de Frankfurt, que fica localizado na Alemanha, com destino à Grécia, um avião acabou chocando-se com um pássaro. A colisão foi tão forte que deixou o metal da ponta da aeronave amassado. 

A batida, que se deu no último sábado, 23, ocorreu durante o pouso no aeroporto grego, conforme divulgado pelo Radar Box, uma plataforma que rastreia voos ao redor de todo o globo.

Após o acidente, o avião afetado foi imediatamente tirado de atividade para ser submetido a uma manutenção. Nenhum dos tripulantes ou passageiros se feriu, segundo repercutido pelo UOL. 

Colisões de aeronaves com aves ocorrem por volta de 10 mil vezes por ano apenas com aviões de companhias norte-americanas, de acordo com dados da Administração Federal de Aviação dos EUA. 

O fenômeno, que como demonstra a estatística, é bem comum, costuma não oferecer perigo.

Todavia, os riscos não são nulos. Inclusive, dos pousos de emergência mais famosos da História, que ocorreu em 2009, envolveu uma batida contra um grupo de pássaros que acabou dilacerando os motores do avião.

Felizmente, o piloto Chesley Sullenberger, também conhecido como capitão Sully, foi capaz de realizar um impressionante pouso forçado no Rio Hudson, assim fazendo com que o incidente fosse livre de fatalidades. O episódio chegou a inspirar um filme que conta com Tom Hanks no papel do profissional.