Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Roma

Coliseu de Roma deverá passar por reformas para abrigar futuras apresentações

Segundo autoridades italianas, a construção da Roma Antiga poderá ser palco de grandes eventos

Alana Sousa Publicado em 06/01/2021, às 12h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do Coliseu de Roma - Wikimedia Commons
Imagem do Coliseu de Roma - Wikimedia Commons

Segundo planos do Parque Arqueológico do Coliseu e do Ministério de Patrimônio Cultural e Atividades e Turismo da Itália, o piso do Coliseu de Roma, construído entre 68 e 79 d.C., passará por uma reforma para que apresentações futuras possam acontecer dentro da histórica arena. A informação foi divulgada pela revista Dezeen.

Em comunicado, Dario Franceschini, ministro do Patrimônio Cultural e Atividades e Turismo, disse que “a reconstrução da arena do Coliseu é uma grande ideia que viajou ao redor do mundo”. E ainda acrescentou que “será uma grande intervenção tecnológica que dará aos visitantes a oportunidade não só de ver as caves, mas de admirar a beleza do Coliseu desde o centro da arena”.

As autoridades italianas estão à procura de uma equipa para projetar um piso retrátil que será alocado em cima do hipogeu — uma parte de madeira. A necessidade de uma reforma se dá pela deterioração da construção original. O plano é que até 2023, o Coliseu esteja pronto para sua nova fase na modernidade.

Uma nota do Ministério do Patrimônio Cultural e Atividades e Turismo afirma: “O objetivo é reabilitar a superfície do piso da arena do Coliseu e identificar uma solução tecnológica compatível e reversível para a cobertura dos espaços subterrâneos”.

Após os lendários eventos que aconteciam dentro de um dos maiores símbolos da Roma Antiga, as autoridades do país buscam não deixar morrer a tradição e grandiosidade que fez tanto sucesso no Império Romano.

Sobre Roma Antiga

A capital do império mais importante e poderoso que o mundo já conheceu: a Roma Antiga. Em seu ápice, ela era quase idêntica às metrópoles atuais (mas sem a poluição no ar, claro). Aliás, Roma era ainda mais apinhada que os exemplos anteriores: no ano 200 alcançou 1 milhão de habitantes e sua densidade demográfica atingiu 66 mil pessoas por km2 (hoje, a cidade mais apertada do mundo é Mumbai, na Índia, com 29650 pessoas por km2).

O Império Romano é mundialmente conhecido por sua cultura, arquitetura, literatura e história vasta, repleta de batalhas e traições.