Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Com 73,4 cm de altura, adolescente entra para o livro dos recordes

No Nepal, jovem de 17 anos impressiona ao parar de crescer há mais de uma década

Alan de Oliveira | @baco.deoli sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 01/06/2022, às 11h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jovem com menor altura do mundo, Dor Bahadur Khapangi - Divulgação/ Guinness World Record
Jovem com menor altura do mundo, Dor Bahadur Khapangi - Divulgação/ Guinness World Record

Natural do país asiático Nepal, o jovem Dor Bahadur Khapangi, recebeu o reconhecimento de menor adolescente vivo no sexo masculino do mundo, de forma oficial pelo livro dos recordes ‘Guinness World Record’, no dia 23 março.

Com seu nascimento em 14 de novembro de 2004, portanto, 17 anos, o jovem teve o registro de tamanho em 73,43 cm.

Por meio do CEO do Conselho de Turismo do Nepal, Dhananjay Regmi, o jovem foi presenteado com a moldura de seu certificado do ‘Guiness World’.

"Estou feliz que meu irmão tenha recebido um certificado do Guinness World Records", falou o irmão mais velho do adolescente, Nara Bahadur Khapangi.

Família não sabe motivos da baixa estatura

Filho mais novo de dois agricultores nepaleses, Kapanji mora com os pais e irmãos no distrito de Xinduli, cerca de 130 quilômetros a sudeste da capital Katmandu. O irmão ainda disse que Dor não conseguiu desenvolver mais altura desde seus 7 anos e a família ainda não sabia o porquê.

Anteriormente, o título de adolescente vivo mais jovem era detido pelo colega nepalês Khagendra Thapa Magar. O antigo detentor do recorde nasceu em outubro de 1992 com nanismo primitivo e tinha 65,58 cm de altura.

Após seu aniversário de 18 anos, ele se tornou a pessoa com menor estatura física viva. Ele morreu em 2020, aos 27 anos, conforme apuração do portal "Galileu".