Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Reino animal

Com bloqueio de barcos em Hong Kong, golfinhos cor-de-rosa retornam aos mares

Os mamíferos foram avistados após o bloqueio do tráfego de barcos e balsas na região por conta do Coronavírus

Giovanna de Matteo Publicado em 16/09/2020, às 09h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foto de golfinhos cor-de-rosa - Divulgação / Twitter
Foto de golfinhos cor-de-rosa - Divulgação / Twitter

Os golfinhos-jubarte do Indo-Pacífico, também conhecidos como golfinhos brancos chineses ou golfinhos cor-de-rosa, retornaram aos mares em torno de Hong Kong após o o governo suspender a navegação de barcos e balsas por conta do novo Coronavírus.

A presença desses mamíferos aumentou quase um terço - 30% - após o bloqueio. Cientistas acreditam que esse fenômeno foi causado pela calmaria que a falta de barcos causou nas águas da região.

Nos últimos anos esse grupo de animais foi duramente atingido pela pesca predatória, poluição da água e inúmeras balsas e barcos. “Normalmente, toda esta área estaria repleta de barcos que transportavam pessoas de Hong Kong para Macau e vice-versa. Desde que a pandemia de Covid começou em Macau e muitas áreas tiveram viagens restritas, as balsas rápidas pararam. E essas águas ficaram muito, muito quietas”.

Os cientistas aproveitaram o bloqueio para iniciar uma pesquisa de monitoramento dos animais. Os resultados sugerem que os animais se adaptaram facilmente ao ambiente mais silencioso e calmo, e agora a população poderá começar a se recuperar.

“O que notamos desde que as balsas pararam nesta área são golfinhos que não víamos há quatro, cinco, seis anos estão de volta ao habitat de Hong Kong, então parece muito rápido que os golfinhos voltaram para este canal", afirmou a cientista marinha Lindsay Porter.